QUEM TEM DIREITO A ADICIONAL DE INSALUBRIDADE

LINKS PATROCINADOS

Muita gente tem direito a adicional de insalubridade e não sabe disso. Também tem direito a se aposentar com apenas 25 ano de contribuição. Atualmente existem 3 tipos de insalubridade previstos pela lei. Dependendo do grau de insalubridade do ambiente de trabalho você pode ganhar 10%, 20% ou 40% de adicional no seu salário. Todo trabalhador que trabalha exposto a agentes que podem prejudicar sua saúde devem receber adicional de insalubridade.

É interessante ler a Norma Regulamentadora 15, do Ministério do Trabalho porque é ela que vai definir se o seu trabalho é considerado uma atividade insalubre. Também é necessário descobrir o grau de insalubridade.

Muita gente acaba confundindo trabalhos com nível de insalubridade e trabalhos com nível periculosidade. Podemos dizer que a atividade é considerada perigosa quando você não está exposto diretamente a agentes nocivos, mas existe um sério risco de sofrer ferimentos ou de morrer. Neste caso de trabalho perigoso existe um adicional de 30% do salário-base.

Agora existem profissões que são ao mesmo tempo perigosas e insalubres só que você não pode receber adicionais de periculosidade junto com adicional de insalubridade porque não são cumulativos: ou você recebe um ou recebe outro.

Compartilhe com seus amigos:

LINKS PATROCINADOS

Deixe seus comentários