SIMULADOR DE APOSENTADORIA DO INSS PREVIDÊNCIA SOCIAL

LINKS PATROCINADOS

Hoje vou ensinar como usar o simulador de aposentadoria da previdência social, INSS para as pessoas que sonham em se aposentar mas precisam saber quanto vão receber por mês de aposentadoria até para que possam se prevenir e se planejar financeiramente.

Felizmente pela internet mesmo você pode fazer a simulação calculando a sua aposentadoria. O endereço do simulador de aposentadoria fica em http://www.mpas.gov.br/conteudoDinamico.php?id=380. Ele é destinado a pessoas que vão se aposentar pela iniciativa privada, ou seja, não serve para funcionários públicos. Existem dois tipos de simuladores de aposentadoria, um é o que faz a Simulação da Contagem de Tempo de Contribuição e o outro é o que faz a Simulação do Valor do Benefício de acordo com a Lei nº 9.876 de 29/11/99.

O primeiro simulador vai dizer quanto tempo falta para você se aposentar. Você precisa digitar o seu NIT, nome, nome da sua mãe, data de nascimento e períodos em que ocorreu a contribuição. Para ter direito a Aposentadoria por tempo de Contribuição Integral é necessário completar 35 anos de tempo de contribuição. O tempo que falta para esta modalidade de aposentadoria será exibido no resultado da simulação.

Já para aposentadoria por idade basta observar que trabalhadores urbanos do sexo masculino podem se aposentar a partir dos 65 anos e do sexo feminino a partir dos 60 anos de idade. Já os trabalhadores rurais podem pedir aposentadoria por idade com cinco anos a menos: a partir dos 60 anos, homens, e a partir dos 55 anos, mulheres.

O outro simulador faz a Simulação do Valor do Benefício, ou seja, você poderá descobrir quanto vai receber por mês depois que se aposentar. O objetivo desse simulador é facilitar o cálculo da renda mensal dos aposentados depois que ocorreu a mudança pela Lei n° 9876, de 29/11/1999, onde passam a ser levados em consideração o tempo de contribuição, idade na aposentadoria e a expectativa de sobrevida do segurado na data de início do seu benefício (conforme Tabela de Expectativa de Sobrevida divulgada pelo IBGE). Pelo simulador é possível calcular valores de benefício, de acordo com a situação de cada contribuinte, nas diferentes formas de cálculo estabelecidas.

O formulário deste simulador é bem grande pois você terá que digitar o seu salário de contribuição de todos os meses e anos anteriores.

Caso você tenha algum amigo ou parente que está planejando se aposentar agora e gostaria de saber o tempo que falta para se aposentar e também o valor que vai receber de aposentadoria basta indicar este artigo para que ele entenda o funcionamento dos simuladores do INSS.

Compartilhe com seus amigos:

LINKS PATROCINADOS

Deixe seus comentários